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Como usar a persuasão para fazer mais vendas com marketing digital

10 Técnicas de persuasão que vão te ajudar a fechar mais vendas

10 Técnicas de persuasão que vão te ajudar a fechar mais vendas

Pedro Brasil

Pedro Brasil

Empreendedor, consultor e mentor de negócios, especialista em Marketing Digital e E-commerce, e hoje ajudo empresários e seus negócios a aumentarem seu crescimento e gerarem mais vendas através de Estratégias Digitais na Agência Lizard.

Saber usar a persuasão na hora de fechar a venda te dá mais chances de ter um bom resultado!

Persuadir: substantivo feminino
1.  ato ou efeito de persuadir(-se).
2. certeza fortemente estabelecida; convicção.

A definição da palavra persuadir já mostra a importância de saber usar essa técnica. A arte de convencer alguém pelo poder do argumento é utilizada em diversas ocasiões. A forma como você fala com um cliente em potencial já diz como a negociação acontecerá. Isso porque é extremamente necessário que você, como vendedor, saiba como agir para levar o outro a consumir o que está sendo vendido. 

Importante dizer que existe uma linha tênue entre persuadir o cliente e obrigá-lo. Se ele se sentir pressionado e acuado, dificilmente ficará para fechar o contrato. Então, tenha cuidado!

Antes de iniciar a venda, calcule milimetricamente todo o processo. Pode parecer que não, mas até o andar até o cliente tem importância para convencê-lo a fechar o negócio. É preciso passar confiança no que fala, no produto e em si mesmo para que o outro consiga entender claramente a mensagem que está sendo passada.

Com o decorrer da conversa, é preciso se preocupar com outras questões. Para isso, daremos algumas dicas:

Palavras positivas aumentam seu poder de persuasão

Quando se está no meio de uma negociação em que você está na posição de venda, é preciso ter cuidado com a forma que se fala. Evite usar frases e termos negativos, se posicionar de forma positiva te abrirá ganchos na conversa. Por exemplo: em vez de focar no preço do produto, foque no valor. Isso dá a sensação de que ele está pagando por algo que trará benefícios para ele (mesmo que seja um pacote de bala). 

Se posicione como alguém que está o ajudando a resolver um problema, que está fazendo algo por ele. Dessa forma seu cliente o verá como alguém que está disponível para ajudá-lo.

Se posicione como uma autoridade

É esperado que um vendedor saiba tudo sobre o que está vendendo. Sendo assim, fale com o cliente de forma convicta sobre seu produto. Passe confiança e fale de forma clara na hora de negociar, se coloque como uma autoridade sobre o assunto. Dessa forma as chances de ele dar para trás na hora de fechar diminuem bastante.

Utilize gatilhos mentais de urgência

 Quem nunca desejou experimentar uma comida que está sempre esgotada em algum restaurante? Isso se deve pela sensação de exclusividade. O ser humano deseja com mais vontade algo difícil de conseguir.

Portanto, utilize como técnica de persuasão esses gatilhos mentais com o consumidor. O incentive a achar que se ele não comprar NAQUELE momento, ele não terá outra oportunidade. Se necessário, forneça um desconto por tempo limitado para que ele se sinta sem alternativas no momento. 

Passe a utilizar essa técnica e veja o grande impacto nas suas vendas. 

Gatilho da prova social também é uma ótima forma de convencer e praticar a persuasão

Estamos constantemente online todos os dias, sendo massacrados com conteúdos e opiniões de diferentes pessoas. Isso, querendo ou não, nos influencia na hora da decisão de compra. 

Apesar de termos nossa própria escolha e gostos, acabamos levando em consideração a opinião de alguém que gostamos. Portanto, use a prova social ao seu favor na hora de realizar uma venda. Mostre como outras pessoas estão consumindo o produto e faça com que ele também deseje consumir.

Princípio da reciprocidade

O princípio da reciprocidade funciona da seguinte forma: quando alguém faz algo para você, você se sente compelido a fazer algo por aquela pessoa. Portanto, se coloque disponível e faça algum favor para seu cliente. Pode ser desde um atendimento bom e solícito, um desconto que ele não estava esperando ou até mesmo um brinde… isso te dará mais chances de fechar a venda e ainda melhor: seu cliente ficará tão grato com o ritmo da transação que além de sempre te procurar, te indicará para amigos!

Use cases de sucesso

Saber que outras pessoas consumiram o que você quer e estão satisfeitas com o produto faz com que tenhamos mais vontade de comprar. Por isso vendedores precisam estar espertos para usar vendas anteriores como referência na hora de negociar. 

Mostre o produto em uso e feedbacks de quem já o possui para gerar valor a compra e convencer. Faça seu cliente enxergar que consumir aquilo será a melhor decisão que ele tomará, assim como os outros que já possuem.

Criar um valor emocional vai te ajudar a praticar a persuasão em seus clientes

Quando alguém procura algo para comprar, é porque precisa ou deseja aquilo. Partindo desse princípio, quanto mais valor emocional o produto ou serviço tiver, mais chances de ela comprar. Portanto, toda vez que um cliente te procurar perguntando sobre um produto em específico, trabalhe com persuasão para que a conversa siga por esse lado. Mostre o quanto adquiri-lo mudará sua vida e trará felicidade. Apele para o sentimento e garanta sua venda.

Engajamento do cliente é importante

Faça seu cliente se comprometer com a causa. Busque pequenos sins durante a conversa, de modo que ele vá engajando com a sua ideia cada vez mais. Marque uma reunião com horário fixo que não possibilite brecha de cancelamento, mande mensagens… quanto mais ele se envolver, menos chance de dizer não no final.

Evite discordar e apontar erros

Esse ponto é bem importante. Pessoas dificilmente gostam de ser contrariadas, principalmente se estão em uma posição confortável, como quando estão consumindo. Então, evite discordar e debater com o seu cliente, tente contornar a conversa de forma amigável e sem apontar o erro dele. Isso torna o clima indelicado e hostil.

Estar sempre a frente é uma das melhores técnicas de persuasão

Quando você já está acostumado a vender um certo produto, consegue antever quais serão as possíveis dúvidas. Faça um script mental da forma correta que deve responder as perguntas para que seu cliente se sinta confiante e bem recepcionado. Mas, de qualquer forma, deixe sempre que ele fale mais durante a conversa. Até o incentive a falar (todo mundo gosta!). Quando você adota a postura de quem está disponível para entender e ouvir as necessidades, ele se sente compelido a você e ao seu atendimento, automaticamente criando um vínculo.

Aplicar essas técnicas de persuasão no momento da venda te ajudará a persuadir o cliente a comprar seu produto ou serviço. São atitudes simples, mas que se aplicadas em conjunto, diminuem as chances da perda de vendas. Elas são bastante faladas no livro “As armas da persuasão – Como influenciar e não se deixar influenciar”, onde o autor conta detalhadamente como aplicá-las.

De qualquer modo, você já tem uma visão bem ampla e cheia de dicas somente por esse artigo. Esperamos que ele seja útil, agora é só aplicar essas técnicas e triplicar sua meta!

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Pedro Brasil

Empreendedor, consultor e mentor de negócios, especialista em Marketing Digital e E-commerce, e hoje ajudo empresários e seus negócios a aumentarem seu crescimento e gerarem mais vendas através de Estratégias Digitais na Agência Lizard.

Comments (3)

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