Departamento de Marketing: montar uma equipe interna ou contratar uma agência?

Pedro Brasil

Pedro Brasil

Empreendedor, consultor e mentor de negócios, especialista em Marketing Digital e E-commerce, e hoje ajudo empresários e seus negócios a aumentarem seu crescimento e gerarem mais vendas através de Estratégias Digitais na Agência Lizard.
Fortalecer a marca, atrair pessoas e fidelizar clientes faz parte do crescimento de uma empresa dentro de uma estratégia de comunicação. Com isso é muito natural surgirem dúvidas sobre a construção de um departamento de marketing interno ou contratação de uma agência digital.

Para tomar essa decisão é necessário avaliar alguns pontos como, verba disponível para o marketing, estrutura da empresa, desafios, objetivos, entre outros fatores imprescindíveis para formar um time completo e eficiente.

Se você está na dúvida em montar uma equipe interna ou contratar uma agência de marketing digital, então confira a seguir todos os aspectos necessários para se certificar que realizará um bom negócio para a sua empresa!

Por que uma empresa precisa de marketing digital?

Um estudo recente divulgado pela TIC Domicílios revela que 74% dos brasileiros tem acesso à internet. Portanto, isso significa que mais da metade da população realiza pesquisa na web. 

Neste caso, o meio digital é capaz de promover a visibilidade que toda empresa sonha a partir de uma boa estratégia.

Apesar desse número crescer a cada ano, isso não significa que exista uma regra de posicionamento para as empresas. Cada segmento e cada negócio tem as suas particularidades e objetivos. Neste caso, cabe ao departamento de marketing avaliar minuciosamente, a partir de um planejamento estratégico, qual a melhor tática para atrair o público, vender mais e se destacar da concorrência.

O que levar em conta ao montar uma equipe ou contratar uma agência de marketing digital?

Um desafio muito grande para as empresas que pensam em construir um time de marketing ou realizar uma parceria com uma agência digital é avaliar corretamente a necessidade atual do negócio.

Para evitar gastos desnecessários ao contratar profissionais demais antes da hora veja a seguir aspectos básicos que você precisa dar maior atenção neste primeiro passo.

1 – Reflita sobre o tamanho da empresa

Diagnosticar a estrutura da organização é um ponto primordial para avaliar a quantidade de profissionais e a qualidade de entrega dos serviços desenvolvidos.

Isto é, no caso das pequenas empresas pode ser mais vantajoso a contratação de um profissional mais generalista, o chamado “coringa”. Já as organizações mais robustas requer equipes mais completas com profissionais especialista em determinadas áreas.

2- Determine os objetivos e metas 

A ideia em determinar de forma clara e objetiva as metas, significa organizar os processos da empresa a curto, médio e longo prazo. Além de trabalhar em conjunto com o time em busca de uma finalidade em comum. 

Vale mencionar que, embora você ache que precise de uma determinada estratégia só porque o seu concorrente faz, não significa que será o melhor caminho para alavancar os seus negócios. Por isso, determine os objetivos da empresa em diferentes prazos e converse com profissionais qualificados para traçar uma estratégia que faça sentido com o seu negócio.

3 – Identifique os principais desafios da empresa

Já parou para pensar quais são os maiores desafios que a sua empresa enfrenta nas ações e estratégias de Marketing e Vendas? 

Se ainda não tem essas informações claras, então aproveite para analisar e listar quais são os principais desafios da sua empresa. Essa forma ajudará você na compreensão dos profissionais que precisará ter no seu time ou de qual tipo de agência de marketing poderá ajudar a alavancar o seu negócio.

O que deve ter no departamento de Marketing ideal?

Se você estiver optando por contratar profissionais de marketing e construir o seu time in house, então é muito importante ter o conhecimento específico de cada área dentro desse leque de possibilidades.

Porém, pode ser também que a sua opção se enquadre melhor na contratação de uma agência de marketing digital. Portanto, além de diagnosticar exatamente as necessidades e objetivos da sua empresa, também é imprescindível avaliar se a estrutura da agência atenderá às suas expectativas.


Confira abaixo a lista de atividades da atualidade na área de marketing que podem fazer toda a diferença para o seu novo departamento digital.

1 – Planejamento e estratégia

Este profissional está inteiramente ligado à performance das suas ações de marketing digital. Isto é, sua principal função é analisar dados do site, e-commerce e campanhas para elaborar um planejamento de marketing que seja compatível com o seu negócio. É a pessoa que terá acesso ao Google Analytics e muitas planilhas!

2 – Técnico em SEO

O sonho de toda empresa que está no mundo digital é ser encontrada na primeira página do Google. Mas, para isso acontecer é fundamental ter um profissional de SEO (Search Engine Optimization) para desenvolver e executar estratégias para o site, e-commerce ou blog e se tornar mais relevantes nos mecanismos de busca.

3- Produtor de Conteúdo

Um especialista em conteúdo fica responsável por um dos principais meios de atração de leads. Ele é quem desenvolve uma abordagem mais eficiente e que se adeque às necessidades da empresa

4 – Designer e experiência do usuário  

Já passamos da era em que o designer era responsável apenas pela parte criativa. Um profissional mais completo e competitivo para o mercado é aquele que também domina técnicas de usabilidade para implementar um site mais amigável para o consumidor.

5 – Operações

As responsabilidades de um responsável por operações é estar sempre atento à entrega e garantir o controle da execução das atividades conforme descrito no planejamento. Ele também pode dominar ferramentas de Automação de Marketing e plataformas de gestão de redes sociais como o mLabs. 

5 – Operações

As responsabilidades de um responsável por operações é estar sempre atento à entrega e garantir o controle da execução das atividades conforme descrito no planejamento. Ele também pode dominar ferramentas de Automação de Marketing e plataformas de gestão de redes sociais como o mLabs. 

Quais as diferenças entre a equipe interna e agência de marketing digital?

Agora que você já conhece um pouco das áreas mais comuns da atualidade dentro do marketing digital, chegou o momento de esclarecer os prós e contras em construir um departamento de marketing ou contratar uma agência de marketing digital. Veja abaixo!

Vantagens equipe interna de marketing

Ter profissionais que respiram diariamente a cultura e os processos da empresa é fundamental para desenvolver um trabalho focado nas necessidades da organização. 

Por isso, uma das vantagens em se construir um departamento de marketing interno é justamente garantir que a comunicação ocorra de forma mais fluida entre as pessoas que conhecem mais a fundo a empresa.

Desvantagens da equipe interna de marketing

Se você busca bons resultados para a sua empresa, então tenha em mente que construir um departamento de marketing requer um time completo com diferentes especialidades. Portanto, a contratação de um profissional não será o suficiente para desenvolver todas as tarefas como descritas anteriormente.


Além do alto custo para montar um time de marketing, se faz necessário treinamentos periódicos para qualificação desses profissionais. E, também, investimento em cultura de registro de atividades para o conhecimento não ser desperdiçado para garantir que a ausência de um colaborador não afete nos processos internos da empresa.

Vantagens de uma agência de marketing

No geral, as agências de marketing digital atuam em diferentes segmentos do mercado, podendo fornecer insights muito relevantes para o seu negócio. Com isso, o modelo de negócio com experiência acumulada em projetos e com atendimento em diferentes clientes, podem também ser bem aproveitadas para a sua empresa.

Ao contrário de uma equipe interna, uma agência de marketing digital não precisa de treinamento pelo fato de participar ativamente de workshops, palestras e cursos para se manter dentro da atualidade e fornecer aos seus clientes ações competitivas de mercado. 

Sem contar no melhor custo-benefício e flexibilidade de contrato de prestação de serviço. Isto é, a Agência de Marketing Digital Lizard no Rio de Janeiro, por exemplo, consegue desenvolver uma estratégia escalável para o seu negócio e adaptar o modelo de negócio conforme as necessidades e objetivos do cliente.

Além disso, vale mencionar que uma agência de marketing é responsável por monitorar métricas por meio de relatórios, geração de novas estratégias e criação de planejamentos que coloque a sua empresa na frente dos seus concorrentes.

Desvantagens de uma agência de marketing

Uma das desvantagens é o fato de não existir um padrão entre as agências de marketing digital. Por isso, é muito importante mapear as necessidades e objetivos da sua empresa e avaliar o trabalho de diferentes agências para chegar a uma conclusão de qual poderá ser parceira de negócios.

Como dito anteriormente, uma das vantagens de possuir um departamento de marketing interno é o poder de se comunicar com maior facilidade e possuir um tempo de resposta mais curto. No caso de uma agência, a resposta pode se tornar um pouco mais demorada pelo fluxo de trabalho ser diferente do funcionamento interno do cliente.

Porém, essa situação pode ser muito bem resolvida quando existe um planejamento bem estruturado, além das ferramentas de comunicação, plataformas de gestão de tarefas e aprovação de materiais online.

Qual o melhor caminho a seguir?

Não existe uma regra clara onde diz qual seria o melhor caminho para construir um departamento de marketing sólido. No entanto, vale mapear quais as dificuldades que a sua empresa enfrenta hoje, quais são os objetivos e quanto a empresa está disposta a investir nesta nova etapa.

Além disso, muitas empresas optam por contratar alguns profissionais de marketing que possam atuar in house em conjunto com uma agência de marketing digital. Esse movimento, em muitos casos, contribui para que a organização atinja bons resultados a partir do alinhamento das comunicações.

Como funciona a Agência de Marketing Lizard no Rio de Janeiro?

Com vasta experiência em marketing digital e performance, ajudamos os clientes a fazer diferença no mercado por meio do relacionamento. Isto é, nosso compromisso é aumentar a presença online da sua empresa gerando mais oportunidades e vendas para o seu negócio.

Nossos serviços e estratégias contemplam o que há de mais moderno no mundo digital. Confira abaixo as nossas atuações:

Quer saber mais como o nosso modelo de negócio pode transformar a sua empresa? Então entre em contato conosco e agende uma reunião!