E-mail Marketing e Automação de Marketing: entenda a diferença e saiba quando utilizar

Pedro Brasil

Pedro Brasil

Nem sempre fica claro quando optar pelo uso do E-mail Marketing ou criar uma Automação de Marketing, não é mesmo? Algumas pessoas criam segmentações e colocam seus Leads dentro de um fluxo para receber apenas um e-mail.

Porém, na verdade, poderiam estar planejando esse envio de outra maneira que não seja apenas e-mails transacionais. Neste post, vou te apresentar um pouco de cada uma dessas funcionalidade.

Você vai saber, também, em que momento recomendamos seu uso e priorização com o objetivo de alcançar melhores resultados. Continue lendo!

Quando utilizar E-mail Marketing?

Ao falarmos sobre E-mail Marketing, nos referimos a comunicação realizada via e-mail que acontece entre um negócio e seus Leads / clientes. Utilizamos essa funcionalidade em diversas ocasiões. Veja algumas particularidades:

Crie um calendário de marketing para enviar newsletters

E-mail marketing de newsletters são comunicações realizadas com uma certa periodicidade, cuja a programação do envio muitas vezes é feita bem próxima da sua data de envio inclusive. Seu objetivo é manter um relacionamento próximo com seus clientes / Leads com informações normalmente sobre a empresa. Como no exemplo abaixo de um  modelo de newsletter da Agência Lizard.

Modelo de newsletter agência lizard

Dispare campanhas hipersegmentadas

Trata-se de uma segmentação mais definida. Exemplo prático com uma cliente da Lizard: ao realizar uma campanha de oferta de uma determinada moto, é criada uma Landing Page que  questiona o período em que o lead deseja comprar a sua moto. 

Dada as respostas, é possível utilizá-las para criar uma segmentação bem específica antes de disparar um e-mail marketing. Assim, pode enviar uma comunicação mais direcionada a essas pessoas, como uma oferta local.

Faça análise de dados

Uma outra diferença entre as funcionalidades está no modo de extrair os dados e visualizar as métricas alcançadas com o envio de E-mail Marketing da automação. Quando enviamos por e-mail, conseguimos ver algumas informações de maneira mais clara. 

A partir dessa análise é possível mensurar os resultados, por exemplo, da taxa de aberta com relação ao horário disparado. Essa informação possibilita que alterações sejam realizadas para melhorar a performance dos envios de e-mail marketing.

Conheça outras características do e-mail marketing

Um outro aspecto que diferencia as campanhas de E-mail Marketing é que é possível programar o disparo do e-mail em uma data e hora específica, o que não pode ser feito com as automações.

Se faz sentido que o cliente receba uma comunicação toda quinta-feira para informá-lo sobre uma promoção do final de semana, você pode deixar isso já programado com antecedência. E pensando em otimizar suas taxas de abertura, existem dias e horários que podem influenciar muito nesse aspecto – e que também podem ser utilizados como uma estratégia.

Além do mais, o E-mail Marketing também nos permite realizar testes A/B. Eles nos mostram  qual e-mail teve o melhor desempenho, facilitando assim a otimização das suas campanhas.

Por último, é muito comum realizar comunicações internas nas empresas, e os temas abordados são geralmente informes, novidades, informações em geral. A melhor maneira de levar isso aos seus colaboradores é utilizando E-mail Marketing.

Quando utilizar Automação de Marketing?

Automação de Marketing é o conjunto de interações que ocorrem entre a empresa e o Lead/cliente de forma automatizada. O objetivo é se relacionar com esse Lead/cliente de acordo com as conversões feitas por ele no seu site, redes sociais ou E-mail Marketing.

Conforme as ações vão sendo feitas pela pessoa, espera-se que sejam criadas comunicações automatizadas, porém personalizadas de acordo com o caminho tomado.

No trabalho de Customer Success, sempre comento que criar automações de maneira estratégica pode ser muito importante para a otimização do trabalho da empresa, tanto para a equipe de Marketing quanto para Vendas.

Pode-se criar auto-respostas para as mais diversas ações dos Leads/clientes. Elas vão desde coisas mais simples como formulários no seu site, dando boas-vindas, agradecendo o contato do cliente. Ou então seu registro em uma Landing Page, pop-up, newsletter, como várias outras conversões possíveis, como integrações, Facebook Lead Ads, etc.

Inbound Marketing

Para a estratégia de Inbound Marketing, é possível estruturar automações de acordo com a jornada de compra. Vale pensar quais materiais fazem sentido para cada Lead ser nutrido de acordo com o estágio que ele se encontra no funil de vendas, buscando avançá-lo até que esteja pronto para ser abordado por sua equipe comercial.

Essas automações podem ser menores, em que dentro de apenas um fluxo ele passe pelo funil completamente. Também é possível criar diversas automações que se conectam de acordo com as ações dos Leads, para que eles assim avancem.

fluxo de email em uma automação

É possível também automatizar o trabalho de marcação de Leads qualificados e oportunidades, com as últimas mudanças nos fluxos de automação.

Podemos ter diversos gatilhos de entrada para um mesmo fluxo, criar segmentações, ou até mesmo as próprias conversões.

Ao serem colocados nessas automações, esses Leads podem ter sua fase no funil alterada, receber uma tag, gerar uma notificação por e-mail ou até marcar uma venda. Todo esse processo nós realizamos utilizando a plataforma da RD Station.

Nas automações, conseguimos enviar e-mails de acordo com certas ações do Lead, como se abriu ou clicou e-mail. Também podemos utilizar segmentações já criadas para realizar uma separação do fluxo, como, por exemplo, alguma informação específica que ele respondeu em algum formulário que é crucial para realizar uma comunicação diferente.

Agora que você já conhece as diferenças entre o disparo comum de e-mail marketing e aprendeu um pouco sobre automação de marketing, então aproveite para ler o guia definitivo do Inbound Marketing.