Marketing Digital Redes Sociais
Gerar mais leads com as redes sociais.

Como gerar leads para sua empresa a partir das redes sociais

Como gerar leads para sua empresa a partir das redes sociais

Pedro Brasil

Pedro Brasil

Empreendedor, consultor e mentor de negócios, especialista em Marketing Digital e E-commerce, e hoje ajudo empresários e seus negócios a aumentarem seu crescimento e gerarem mais vendas através de Estratégias Digitais na Agência Lizard.

Gerar leads tem uma importância fundamental nas suas vendas e deve ser um dos seus principais objetivos ao manusear suas redes sociais.

Você que ainda não entende muito de rede social pode estar se perguntando agora, “o que que é esse tal de lead?” e talvez até esteja preocupado por não estar dando a devida atenção ao assunto. Mas, calma! Aqui iremos te explicar exatamente como gerar leads e como fazer com que eles cresçam ao ponto de ter um diferencial grande nas suas vendas mensais.

O que são os leads?

Leads são os seus potenciais clientes, (nem é tão difícil, né?) são aqueles que interagem com sua marca digitalmente e estão entrando no seu funil de vendas, a caminho da conversão. Você pode atraí-los por e-mail, pelo site, redes sociais, landing page… e todos esses caminhos devem ser usados! Quanto mais você gerar leads para dentro do seu funil, melhor ele fluirá.

 

O que é um funil de venda para leads?

“Mas que funil é esse que você está falando? Essa pessoa só sabe falar termos difíceis?” Calma que ainda não está complicado! O funil de vendas é um método utilizado por profissionais de marketing para trabalhar o potencial cliente que chega até a empresa. Ele pode ser trabalhado de duas formas:

Funil de vendas para leads

Nessa primeira imagem vemos a jornada de compra do cliente. Onde ele começa como visitante, se torna um lead a partir do momento que interage com a sua marca, vira uma oportunidade de venda até o momento em que conclui a compra e chega ao fundo do funil.

A segunda imagem é a estratégia utilizada para produzir conteúdo que faça o cliente percorrer o trajeto até o fim. É muito importante que neste momento todos os passos sejam seguidos e direcionados para o público certo.

- Topo de funil

No topo de funil os seus clientes acabaram de te descobrir. É o momento em que eles estão percebendo uma dor, uma vontade. Aqui, não é necessário falar sobre o seu produto. Seu conteúdo deve ser bem nesse sentido de despertar o desejo dessa pessoa, visto que para ele, a falta ainda não é um problema.

Importante que nesse conteúdo exista uma parte reservada para o cadastro desse visitante, dessa forma ele será convertido em lead e será possível guiá-lo em direção a venda.

- Meio de funil

Nessa etapa é onde seu cliente já é um lead, já identificou o seu problema e está pensando em resolvê-lo. Aqui é ideal que você produza conteúdos que façam ele considerar a compra. Transformá-lo de lead para um lead qualificado, ou seja, alguém que já está decidido a finalizar a ação. Aqui é onde seu poder de persuasão precisa funcionar bem, pois você precisa fazê-lo entender que ele PRECISA daquele produto.

- Fundo de funil

Essa é a etapa final. No fundo de funil o seu lead já está qualificado e decidido a adquirir o produto. É a hora em que seu time de vendas precisa entrar em ação. O seu conteúdo precisa ser focado em chamar a atenção para que ele aja e compre com você. Assim seu funil terá funcionado perfeitamente.

Como trabalhar os leads

Agora que você já sabe quais são as etapas para trabalhar com os leads que chegam a sua empresa, precisa saber como captá-los. Qualquer portal online que fale da sua marca já é um modo de trazê-lo até seu perfil. Mas, existem formas mais diretas de fazê-lo entrar no seu funil e usar as suas redes sociais é uma forma barata e inteligente de trabalhar isso.

Monte uma persona

Sempre iremos bater nessa tecla por aqui pois é onde tudo começa, é indispensável! Ao definir uma persona você define quem será o seu público alvo e produz conteúdos que sejam interessantes para ele. Isso reduz o seu trabalho e o custo (caso você esteja investindo dinheiro em anúncios) ao focar em pessoas que tem uma chance real de comprar de você.

Forneça conteúdos relevantes para atrair novos leads

Nem todos os conteúdos precisam falar da sua marca, não seja tão egocêntrico! O objetivo final é vender, mas você precisa lembrar que está lidando com pessoas e elas passam por processos (bem comuns e mapeados, inclusive) para fazer uma compra. Para isso é ideal que suas páginas tenham materiais que o atendam em todas as fases desse processo, assim ele saberá aonde procurar quando tomar uma decisão.

Lembra do funil de vendas? Aqui é como se estivéssemos no topo dele. No material produzido para essa etapa, o relacionamento com esse cliente está começando. Ele ainda está à procura de informações gerais e ainda está descobrindo o que precisa. Portanto fale de assuntos que interessem a ele e que esteja interligado com o seu produto sem mencioná-lo diretamente.

Insira links e CTAs nas suas redes e site

Para fazer com que ele entre no fluxo e receba todo o tipo de conteúdo que o levará a compra, é preciso dar deixas. Ao postar algo nas suas redes, sempre coloque um link para cadastro no seu site. Use esses links no facebook, na bio do instagram, no linkedin… use todas as redes disponíveis. No feed do instagram não é possível colocar link, mas isso não te impede de colocar uma CTA na legenda a levando para o link da bio. Portanto, não se acanhe e use a vontade!

No seu site, coloque CTAs sempre que possível. Fez um artigo para o blog para o topo de funil? Coloque um link bem no meio da leitura sobre algum tema interligado para que ele continue navegando pelo seu site e consumindo seu conteúdo. 

Produza um e-book e monte uma landing page onde, para ter acesso, é preciso fazer o cadastro. Dê a opção dele se cadastrar em uma newsletter onde receberá conteúdos exclusivos por e-mail… Todas essas opções fazem com que ele continue interagindo com sua marca, podendo assim finalizar a venda.

Use o ads das redes sociais ao seu favor

Se você está disposto a investir dinheiro para o crescimento dos seus leads (o que é ideal), considere colocá-lo no ads do facebook e do instagram. A grande maioria das pessoas está presente nessas duas redes sociais. Faça uma campanha bem segmentada e a deixe rodando por um tempo determinado. Você verá a quantidade de acessos aumentar drasticamente!

Uma estratégia muito boa para a gerar leads é o remarketing. Se uma pessoa interagir com a sua publicação ou fizer uma busca sobre um produto que você vende, eles aparecerão mais ainda para quem procurou. “Martelar” de forma sutil na cabeça do seu cliente em potencial o que você tem a oferecer faz com que a sua marca esteja na mente dele. É isso que queremos, não é?

Faça parcerias

Pode parecer uma política da boa vizinhança (o que de fato é um pouco) mas é algo que o ajudará a ser reconhecido. Procure empresas que tenham serviços complementares ao seu para se aliar. Vocês podem se mencionar em publicações nas redes, nos links de texto… Bem no estilo uma mão lava a outra, né? 

Assim, pessoas que ainda não conhecem sua marca passarão a conhecer. Como elas virão até você com uma indicação de alguém que já conquistou a confiança, a chance de deixar de ser visitante para converter em lead são grandes!

Essas são algumas das sugestões para que você aumente consideravelmente o seu número de leads! As redes sociais permitem a conexão com uma quantidade de pessoas muito grande, pessoas essas que podem se tornar leads e fluir pelo funil de vendas que explicamos acima. 

Não se esqueça que o ideal é que você segmente quem deseja atingir para ter um resultado melhor. De nada adianta ter um acesso que estoura a boca do balão se eles não se tornam clientes em potencial. Não se deixe ludibriar, ok?

Você tem alguma técnica diferente para a geração de leads? Conte aqui embaixo nos comentários para a gente!

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Pedro Brasil

Empreendedor, consultor e mentor de negócios, especialista em Marketing Digital e E-commerce, e hoje ajudo empresários e seus negócios a aumentarem seu crescimento e gerarem mais vendas através de Estratégias Digitais na Agência Lizard.

Comments (3)

  1. Elementor #4278 | Agência Lizard
    19/11/2019

    […] como princípio, a tática aqui é levar essa informação para o consumidor. Dentro de um funil (que já falamos sobre aqui no blog!), o seu conteúdo será produzido com o intuito de transportar esse cliente do início até o final […]

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