Agência de Marketing Digital: Saiba o que cobrar para ter resultados

Pedro Brasil

Pedro Brasil

Empreendedor, consultor e mentor de negócios, especialista em Marketing Digital e E-commerce, e hoje ajudo empresários e seus negócios a aumentarem seu crescimento e gerarem mais vendas através de Estratégias Digitais na Agência Lizard.

Tendo em vista que cada agência possui serviços e profissionais com diferentes especialidades, é muito comum que, ao contratar uma agência de marketing digital uma empresa possa ter dúvidas do que cobrar referente aos resultados e entregas.

Por isso, para esclarecer esse assunto e ajudar a você a reconhecer o retorno sobre os investimentos em marketing, trouxemos um guia completo para entender melhor sobre os serviços de uma agência. Além disso, você saberá exatamente o que cobrar para reconhecer os resultados e realizar comparativos de antes e depois da contratação.

Então, vamos ao assunto! Confira a seguir dicas de como monitorar os serviços e resultados de uma agência de marketing digital. Boa leitura!

Entenda como funciona uma Agência de Marketing Digital

Para saber como uma agência de marketing digital funciona, procure entender quais são os serviços desempenhados pela empresa. Dessa forma, você será capaz de ter um panorama geral de quais atividades podem contribuir para o aumento dos resultados do seu negócio. Confira abaixo alguns serviços que uma agência de marketing digital, como a Agência de Maketing Lizard, realiza para gerar leads, converter e nutrir um funil de vendas.

1 – Inbound Marketing

Com essa estratégia é possível aumentar a visibilidade do seu negócio, diminuir o custo de aquisição de seus clientes, atrair clientes em potencial de compra, gerar conteúdos relevantes e otimizar o processo de vendas.

Além disso, o Inbound Marketing permite que todas as ações sejam mensuradas no Google Analytics, como: quantas pessoas visualizaram, quantas converteram ou compraram. Essas análises varia muito de acordo com a expertise de cada agência.

2 – Outbound Marketing 2.0

Assim como a Agência de Marketing Digital Lizard é possível utilizar a técnica do funil de vendas Y para identificar potenciais clientes e gerar mais negócios para a sua empresa. 

Enquanto utilizamos estratégias de Inbound Marketing para atrair, converter e nutrir, com o Outbound 2.0 exercemos os nossos esforços para captar, conectar e qualificar os leads. Essa estratégia, geralmente é traçada junto ao time de vendas para obter melhor sincronia e resultados favoráveis.

3 – Redes Sociais

Com a gestão de redes sociais é possível aumentar a visibilidade de marca, construir um canal de relacionamento com o cliente e aumentar as vendas do seu site ou e-commerce.

Por isso é necessário produzir conteúdos especializados mantendo a qualidade e frequência de publicações.

4 – Mídia e Performance

Para aumentar as suas chances do seu serviço ou produto serem encontrados nos principais buscadores da web pelo público certo, então não deixe de investir em mídia paga. 

Neste caso, uma agência de marketing digital fica responsável por analisar os dados de performance do seu site, construir um público e personas para a sua marca e criar estratégias de campanhas para aumentar os resultados e alcançar os objetivos da empresa.

5 – Conteúdo e SEO

Produzir conteúdo é a porta de entrada para atrair leads qualificados para o seu negócio. Por isso, uma agência que fornece produção de conteúdo, com técnicas de Content Marketing, tendem a promover a sua marca para um outro patamar com elaboração de blog posts, ebooks, planilhas e outros materiais ricos.

Além disso, as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) possibilita a conferência periódica para aplicar melhorias com o objetivo do seu site, blog ou e-commerce ser encontrado na primeira página do Google de forma orgânica.

6 – Desenvolvimento Web

Geralmente, uma agência de marketing desenvolve, em código limpo, um site ou software pensando na experiência do usuário. Logo, também realiza manutenções para otimizar aspectos como, tempo de permanência do site, responsividade, taxa de rejeição, entre outros atributos.

O que cobrar de uma agência de marketing?

Agora que você já sabe alguns serviços básicos de uma agência de marketing digital, veja abaixo dicas de como cobrar resultados e reconhecer o retorno do seu investimento. Confira!

1 – Estudo de mercado

Para você entender em qual momento a sua empresa está, quais são as condições do mercado e da concorrência, como alcançar o objetivo e reter maiores oportunidades de negócio é fundamental que um documento com todas essas informações sejam providenciadas pela agência de marketing.

Sem essas observações será difícil traçar uma meta que faça sentido para a sua empresa alcançar diante o cenário do mercado.

2 – Definição do público e da persona

Com a compreensão das características como, localização, gêneros, interesses, idade e outros aspectos que representam o seu cliente potencial é possível mapear as dores e produzir conteúdos que despertem o interesse da sua persona.

Por isso, alinhe junto com a sua agência quais são as objeções de compra mais comuns da sua persona, quais as maiores dores e dificuldades e como a sua empresa pode ajudar a solucionar o seu problema.

3 – Visão integrada: marketing e vendas

Uma agência que não se preocupa apenas com a geração de leads mas também com as dificuldades enfrentadas no departamento de vendas, faz um trabalho de consultoria e entrega resultados mais assertivos para a sua empresa.

Portanto, busque uma agência, como a Agência de Marketing Lizard do Rio de Janeiro que desempenha o alinhamento de estratégias entre os departamentos de marketing e vendas e otimiza o aproveitamento dos planejamentos.

4 – Otimização de conversão das campanhas

Apesar de variar de acordo com os objetivos de cada campanha, existem algumas métricas básicas para verificar o desempenho das campanhas no Facebook Ads, Google Ads ou outro canal de mídia paga.

Essas análises podem ser monitoradas com a realização do comparativo de CPC (custo por cliques), CTR (taxa de cliques) e ROI (retorno sobre o investimento). Logo, também é importante monitorar o aumento dos visitantes para o site e a taxa de conversão em vendas, por exemplo.

5 – Estratégias de e-mail marketing

Embora pareça antiquado falar sobre e-mail marketing, esse canal é responsável por manter um relacionamento com o cliente e manter o lead aquecimento até o momento de compra.

Portanto, verifique junto à agência de marketing digital qual a melhor estratégia e quais são as métricas de performance que serão avaliadas, como: taxa de abertura, taxa de clique e segmentação.

6 – Automação de Marketing

Considera uma das expertises da Agência Lizard, a automação de marketing é utilizada para aumentar o número de conversões, gerar mais oportunidades e, consequentemente, maximizar as vendas da sua empresa.

Dessa forma, elaboramos um planejamento de marketing e criamos estratégias com a plataforma que hoje utilizamos, a RD Station, com o objetivo de elevar a quantidade de leads qualificados para fechar negócio com a sua empresa.

7 – Mensuração de resultados

Uma agência de marketing precisa ser transparente quanto aos resultados gerados ao longo dos meses. Por isso, faça periodicamente a mensuração dos resultados para ajudar a entender o que deu certo ou errado comparado ao mês anterior. Dessa forma é possível traçar uma nova estratégia para reverter o cenário.

8 – Redução de aquisição de clientes

Toda empresa que pensa em investir em marketing digital, necessariamente precisa montar um planejamento financeiro para investimentos em ações de performance. Porém, para obter lucratividade e aumentar a sustentabilidade dos negócios é preciso se atentar na redução de aquisição de clientes.

Portanto, a sua agência de marketing deverá mostrar o custo de cada cliente que converteu nas suas ações online com base no investimento de marketing realizado. Dessa forma é possível ter um entendimento do quanto de retorno se espera e do que pode ser feito para reduzir esse valor.

Conclusão

Realizar uma parceria junto com uma agência de marketing digital permite o auxílio no crescimento da sua empresa no que tange geração de leads qualificados, conversão em vendas e nutrição do funil de venda.

Porém, vale ressaltar que essa parceira não é unilateral! Ou seja, a comunicação entre cliente e agência precisa ser transparente e objetiva com o intuito de somar e crescer juntos! Isso é fundamental para que ocorra tudo conforme o planejamento.

Se você quer saber como exatamente promover resultados juntos com uma agência de marketing digital, então entre em contato com a Lizard e tire todas as suas dúvidas!