7 Dicas de como aumentar o Engajamento no Instagram

Pedro Brasil

Pedro Brasil

Empreendedor, consultor e mentor de negócios, especialista em Marketing Digital e E-commerce, e hoje ajudo empresários e seus negócios a aumentarem seu crescimento e gerarem mais vendas através de Estratégias Digitais na Agência Lizard.

Não é de hoje que o Instagram para empresas ganhou força total no aumento de novos negócios. Essa poderosa ferramenta é capaz de atrair novos públicos, gerar novos leads, potencializar o engajamento e maximizar as vendas a partir de uma boa estratégia de marketing digital.

Além de ser uma fonte de entretenimento com milhares de acessos diários, a plataforma se tornou uma das práticas mais importantes do Marketing Digital. Apesar do seu crescimento e popularidade, ainda existem muitas dúvidas e dificuldades para ranquear no Instagram e ter o reconhecimento do seu negócio.

Então, para saber como otimizar e aumentar o engajamento no Instagram da sua empresa, confira abaixo 7 dicas para potencializar a autoridade da sua marca e aumentar as suas vendas

Dica 1 - Entenda o significado do alcance no Instagram

Uma das métricas que precisam ser analisadas por profissionais que desenvolvem uma campanha nas redes sociais é o alcance. Essa estatística significa o número total de pessoas que visualizaram o seu anúncio.

Portanto, como o algoritmo da plataforma do Instagram entrega de 7 a 10% do conteúdo orgânico é preciso ficar atento nos números alcançados com publicações sem investimento financeiro e nos posts com patrocínio. Dessa forma é possível medir o quanto do alcance foi convertido em novos seguidores com a finalidade de engajamento.

É importante que não haja confusão com outra métrica chamada impressões. Essa estatística, diferentemente do alcance, determina a quantidade de vezes que uma única publicação se repetiu para a mesma pessoa.

Portanto, não se assuste se o valor das impressões for duas vezes maior que o alcance! É totalmente natural que uma pessoa veja mais de uma vez o mesmo conteúdo no feed ou nos stories do Instagram.

Agora que você já entendeu a diferença entre as principais métricas usadas nas redes sociais, confira abaixo algumas dicas do marketing digital muito importantes para alavancar o seu perfil profissional para o patamar do sucesso!

 

Dica 2 - Determine os seus objetivos

Uma prática fundamental antes de iniciar um perfil comercial no Instagram é ter a definição dos objetivos para construir as suas ações dentro do marketing digital. Ou seja, ter em mente o que você pretende atingir e como se beneficiará com o uso dessa plataforma.

Essa prática ajuda a separar e identificar as métricas de vaidade com aquelas que realmente vão converter e gerar bons resultados para a sua empresa.

Apesar de essa rede social ter se tornado muito popular dentre os diversos públicos, não faça publicações que não agregam valor para a sua marca. Portanto, alinhe com a sua equipe de marketing ou agência, quais serão os objetivos para aumentar o engajamento no Instagram, determinar a persona e seguir para o próximo passo: produção de conteúdos

Dica 3 - Faça um calendário para as publicações

Ter uma frequência de postagens no Instagram permite que o seu público conheça mais o seu negócio e possibilita chances de interação e aumento no engajamento dos usuários.

Por isso, como uma boa prática do marketing digital, procure definir o calendário mensal de publicações entregando conteúdos comerciais, dicas e materiais que possam ajudar a solucionar o problema do consumidor.

Porém, atente-se para não se tornar algo mecanizado e engessado. Busque sempre atualizar o seu feed com base no que o seu público busca como informações pertinentes às suas dores e confortos. 

Dica 4 - Defina uma identidade visual para as ações de marketing digital

Quando o planejamento é realizado com antecedência, as chances em manter o perfil do Instagram com um layout harmônico se tornam ainda maiores. Logo, pense que um feed bonito e organizado é como um cartão de visita para a sua presença nesse canal digital.

Como no exemplo acima do Instagram da @agencia_lizard, a definição da identidade visual é uma questão de estabelecer o estilo que corresponderá à cultura da marca, garantindo que a sua estética esteja sempre consistente. Essa atividade geralmente é desenvolvida na construção do logo e do seu manual, sendo fundamental para a criação de estratégias do marketing digital.

Dica 5 - Trabalhe bem os textos para aumentar o engajamento no Instagram

Observando o comportamento do consumidor 4.0, foi percebido que os usuários geralmente não param para ler uma legenda muito extensa.

Por isso, procure usar gatilhos mentais que despertem interesse do seu público para interagir com quem te segue na rede social. Tente manter um diálogo que aproxime o contato com o público e estimule o engajamento com os usuários no seu perfil do Instagram.

Para isso funcionar de forma constante busque determinar um padrão de linguagem e tom de voz com o intuito da sua marca ser facilmente reconhecida.

Dica 6 - Recompense os seus seguidores

Embora uma produção de conteúdo e a organização de uma calendário de publicação sejam fundamentais nas estratégias de marketing digital, precisamos considerar que o público cibernético adora recompensas!

Isso significa que promover sorteios no Instagram, oferecer cupom de descontos, fazer lives com dicas do seu produto ou serviço e outras campanhas que possam beneficiar o seu seguidor, permitem que o público se sinta encorajado a participar e, consequentemente aumentar o engajamento com a sua marca.

Dica 7 - Engaje o seu público

Promover o crescimento do seu Instagram apenas com conteúdos orgânicos pode ser um método mais vagaroso para atingir os seus objetivos de engajamento nesta rede social. 

Por isso é importante promover atividades que façam o público participar para engajar o seu perfil do Instagram a alcançar as suas expectativas. Veja abaixo algumas dicas de marketing digital para potencializar os seus resultados.

  • use hashtags que façam sentido para o seu negócio;
  • explore os stories com fotos, vídeos, boomerangs e promover a participação do público com enquetes, perguntas e outras formas de interação;
  • faça uma análise dos melhores dias e horários para publicação tanto no feed, quanto nos stories;
  • interaja sempre com os seus seguidores respondendo os comentários e incentivando-os a participar mais do seu perfil;

Conclusão

Além de todas essas dicas é essencial ter uma boa administração do seu perfil do Instagram. Isso significa que embora você esteja cumprindo todas essas dicas listadas neste artigo é muito importante analisar mensalmente as métricas para identificar se os resultados obtidos estão fazendo diferença no seu negócio. Essa rotina pode ser criada com uma equipe especializada em Marketing Digital.

Se você gostou dessas dicas para aumentar o engajamento no Instagram, então aproveite para conferir a matéria de como aplicar o Inbound Marketing na sua empresa e saia na frente dos seus concorrentes!

FAQ

Como bombar o seu perifl no Instagram

Como crescer organicamente no Instagram?

  1. Conheça seu público e crie conteúdos incríveis.
    Inclua hashtags que aumentem seu alcance.
  2. Use emojis nas legendas.
    Entenda que mais vale um comentário que dois likes voando.
  3. Faça sorteios!
  4. Faça parcerias estratégicas.
  5. Divulgue seu perfil do Instagram em outros canais.
  6. Aposte em uma solução para gerenciamento de redes sociais.
  1. Melhore seu conteúdo. Em primeiro lugar, se você quer ser notado, tenha a certeza de que seu perfil esteja definido como público e não privado, assim você não restringe o alcance de suas imagens e pode angariar mais seguidores.
  2. O momento certo.
  3. #hashtags.
  4. Seja social!

Configurar um perfil no Instagram é bastante fácil e você só precisa adicionar algumas poucas informações. Para começar, escolha uma imagem de perfil que seja relevante para o seu negócio (como a marca ou uma foto de um produto importante). Em seguida, preencha o espaço destinado para a sua biografia.

  1. foto do perfil;
  2. descrição da sua conta;
  3. nome de usuário, que será o link do seu perfil, assim como o @agencia_lizard.
  4. nome, em negrito logo abaixo a foto do perfil;
  5. categoria, disponível para perfis comerciais e criadores de conteúdo;