Marketing Digital
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9 Dicas para começar a vender mais com Marketing Digital

9 Dicas para começar a vender mais com Marketing Digital

Pedro Brasil

Pedro Brasil

Empreendedor, consultor e mentor de negócios, especialista em Marketing Digital e E-commerce, e hoje ajudo empresários e seus negócios a aumentarem seu crescimento e gerarem mais vendas através de Estratégias Digitais na Agência Lizard.

Se você ainda não utiliza o marketing digital para alavancar suas vendas, está perdendo uma grande oportunidade!

A crise financeira que o país está atravessando é real. As vendas caem e o número de empresas que estão encerrando suas atividades aumenta cada vez mais. É preciso se adaptar ao momento atual e descobrir novas formas de se reinventar. É nesse momento que o online entra na sua rotina.

Sabemos que, para quem não entende e não está com a conta no azul, parece um gasto desnecessário de esforço e principalmente de dinheiro. Porém, quanto antes você entender que sua marca precisa estar fortemente presente no mundo digital, menos risco de sofrer com a queda das vendas você corre.

Um dos benefícios do marketing digital é que não é necessário um grande investimento para começar. Fazê-lo de forma orgânica, porém constante, já te coloca na frente dos seus concorrentes que ainda não adotaram a prática dessa estratégia. Por isso, iremos te dar algumas dicas de como implementá-lo na sua empresa.

Posicione sua marca digitalmente

Se você ainda não possui uma página no facebook e uma conta no instagram, pelo menos, faça agora! As pessoas estão cada vez mais conectadas e estar nas redes sociais faz com que sua marca seja visualizada diariamente por aqueles que possuem interesse no seu produto (ou não!).

Faça posts frequentes, fale dos seus serviços de forma clara e objetiva, desperte a vontade de compra. Marcas acessíveis causam uma boa impressão, o que faz com que o consumidor tenha uma ligação com a mesma.

Use e abuse do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das principais ferramentas do marketing digital, portanto preste atenção e dê o valor necessário para este tópico.

Antes de começar a produzir textos e materiais descontroladamente, você precisa criar uma estratégia e isso inclui saber para quem está fazendo isso. É aí que entra a persona.

A persona nada mais é do que um personagem que é criado com base nos seus clientes. É sugerida uma idade, gostos, trabalhos, rotina… Tudo que constitui uma pessoa de verdade. Dessa forma você tem uma noção do que ela procura no seu serviço e consegue atraí-la para seu funil de vendas com o conteúdo ideal.

Agora que você já sabe pessoa que quer atingir, pode começar a produzir posts pensando no que ela gostaria de ver e se sentiria tentada a consumir. Sempre que for fazer alguma publicação, tenha em mente a pergunta “para quem e com que finalidade estou fazendo isso?”.

Pode parecer bobeira, mas é ideal que você estude os hábitos do seu consumidor. O intuito é que você não só consiga clientes novos, como também os mantenha fiéis a sua marca. Por isso vamos ao próximo tópico.

Crie um relacionamento com seu público

Para manter o cliente fiel a sua marca, você precisa saber a forma exata de se comunicar com ele, criando assim, um relacionamento. Se a ligação entre empresa e consumidor é feita corretamente, mais certeiros será sua comunicação e, consequentemente, mais resultado você terá.

Saiba que, antes de tudo, as pessoas querem sentir identificação com o que elas estão comprando. Quando o relacionamento com o público alvo está bem construído, eles se sentem confortáveis para manter um contato e também confiam na experiência que a empresa tem a oferecer. Por isso, é imprescindível que na sua estratégia de marketing digital, você deixe um canal aberto para esse contato e o faça de forma exemplar. Quem não é visto, não é lembrado.

Envio de e-mails personalizados, por exemplo, é uma ótima ferramenta para manter essa porta aberta e fidelizar seu cliente. Mande novidades e atualizações, curiosidades, coisas que o faça sentir vontade de interagir com a sua marca.

Não se contente com o básico, pense em investir no marketing digital

As dicas dadas acima são as principais para você que está começando a implementar o marketing digital na sua empresa, mas queremos que você pense além.

Não se acomode apenas com posts legais nas redes sociais e um site bonitinho. Isso é, de fato, muito importante e é o pontapé inicial. Principalmente para você que ainda não pode investir e está trabalhando somente organicamente.

Porém, se você deseja sair à frente dos seus concorrentes, deve começar a pensar em investir para aumentar sua presença digital. Os seus posts nas redes sociais obterão muito mais resultados se forem patrocinados e sua marca será muito mais vista no Google se você investir em mídia paga.

Você deve disponibilizar também um site responsivo (que se adapta a qualquer dispositivo), focado na experiência do usuário, assim seu site estará muito melhor ranqueado nos mecanismos de busca, tenha posts de blog falando sobre seus produtos e fácil acesso ao seu contato. Ou seja: trabalhe para que você consiga visualizações orgânicas e pagas, se garanta por ambos os lados.

Dedique sua atenção tanto ao Google Adwords quanto ao SEO do seu site. E esses são somente alguns dos pontos que devem ser aplicados para que seu marketing seja bem feito.

Analise seus dados

Não, as vendas que estão entrando não são o único método de comparação do trabalho que você tem feito. As curtidas nos seus posts também não significam tanto assim. E também não basta somente fazer um conteúdo rico de informações úteis e investir rios de dinheiro no seu produto se você não sabe qual estratégia está dando certo, não é?

Para entender como anda o desempenho de todo o seu trabalho, você precisa analisá-lo com calma e saber do que se trata. Não adianta nada investir seu dinheiro no que não te dá retorno, é perda de tempo e de capital.

Os números não mentem. Por isso, faça uso de ferramentas que digam o que seu consumidor está em busca quando entra nas suas redes antes mesmo de entrar em contato com você. O Google Analytics é uma ótima forma de analisar os acessos que você tem recebido, tanto para mal quanto para o bem.

A RD Station também é uma das mais utilizadas. Com uma gama de serviços internos bem atrativas, você pode disparar e-mails (e analisar as taxas de abertura e de cancelamento, por exemplo), montar landing pages e um mailing atualizado de quem realmente está engajado com o seu conteúdo.

O que queremos dizer é: monte uma estratégia para seu conteúdo e analise se o resultado foi bom. Assim, você saberá que caminho seguir.

Inbound marketing

Um nome que parece mais confuso do que ele realmente é, sabemos. Mas, para facilitar: o inbound marketing é o que vai transformar todo o seu trabalho em vendas.

Ter uma marca bem posicionada online e um relacionamento legal com seus clientes é muito bom para sua empresa, porém, o que você quer de verdade é o lucro. Visitantes são só visitantes até que eles convertam no seu funil de vendas até se tornarem clientes de verdade.

No inbound marketing existe um funil para que o seu visitante seja convertido em lead, depois em oportunidade, até de fato virar uma venda (ou até mesmo como um embaixador da marca!).
Como vimos acima:

  • Você o atrai como visitante com conteúdo que desperte interesse;
  • O converte para um lead com marketing de conteúdo um pouco mais específico, remarketing e landing pages;
  • Após isso ele já se torna um cliente em potencial, onde é necessário trabalhar o relacionamento com e-mails marketings e o nutrindo com o que ele está buscando;
  • Passando por essa etapa, é a hora da tão esperada VENDA! É onde sua consultoria de vendas precisa estar afiada para atendê-lo de forma rápida e solícita;
  • No final do funil é onde, quando seu marketing  foi bem feito, você garante um cliente feliz que, além de consumir seu produto, irá divulgá-lo.

Abra um e-commerce

Essa é uma dica importantíssima: não fique apenas com a sua loja física. As pessoas estão cada vez mais preferindo consumir produtos em lojas virtuais do que presenciais. Isso porque é muito mais fácil comprar de casa e em apenas um clique.

Se aumentar as suas vendas é o seu objetivo, permita que seu consumidor tenha opção de escolha na hora de comprá-lo.

Não ter uma loja online (ou pelo menos começar por entregas na sua cidade) te faz perder possíveis compradores e muitas vendas. Pense nisso!

Confie em profissionais que entendem de marketing digital

Não ache que o seu sobrinho que gosta de mexer no facebook vai saber fazer um marketing que irá alavancar suas vendas e te fará virar um case de sucesso.

O marketing vai muito além das redes sociais, como mostramos acima. E existem profissionais capacitados para fazer o seu negócio crescer da forma que você espera.

Parece uma receita de bolo, mas existem diversos estudos e ferramentas por trás de cada tópico, por isso, se você realmente deseja que seu lucro aumente, lide com o marketing de forma séria.

Também não espere que o resultado apareça logo de cara. A intenção não é desanimar e sim, te educar. Todos os tópicos citados aqui demandam tempo e dedicação, é um processo diário de estudos, estratégias, análises e dados para que a sua marca comece a desempenhar o resultado esperado.

O marketing digital é o presente e o futuro da comunicação tanto entre pessoas-pessoas como entre empresas-pessoas. Essa é a troca que acontecerá cada vez mais daqui para frente e adaptar o seu mundo (e o seu negócio!) para essa realidade o mais rápido possível te trará o lucro que você espera, se tiver paciência para conquistá-lo.

Agora que você já sabe como começar a usar o marketing digital para alavancar suas vendas, é só colocá-lo em prática. Boa sorte e conte conosco!

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Pedro Brasil

Empreendedor, consultor e mentor de negócios, especialista em Marketing Digital e E-commerce, e hoje ajudo empresários e seus negócios a aumentarem seu crescimento e gerarem mais vendas através de Estratégias Digitais na Agência Lizard.

Comments (2)

  1. Marketing humanizado: saiba como implementar. | Agência Lizard
    25/05/2020

    […] O marketing humanizado, assim como o nome já sugere, é aquele que busca humanizar os processos e estabelecer conexão com os usuários. Esse tipo de marketing começou a se tornar uma tendência quando as marcas buscaram aumentar o processo de humanização dentro dos seus processos, o que foi fortalecido através do Marketing Digital. […]

  2. como aumentar o engajamento no Instagram | Agência Lizard
    17/06/2020

    […] Não é de hoje que o Instagram para empresas ganhou força total no aumento de novos negócios. Essa poderosa ferramenta é capaz de atrair novos públicos, gerar novos leads, potencializar o engajamento e maximizar as vendas a partir de uma boa estratégia de marketing digital. […]

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