Marketing Digital

Como usar o facebook ads a seu favor

Como usar o facebook ads a seu favor

Picture of Pedro Brasil

Pedro Brasil

Empreendedor, consultor e mentor de negócios, especialista em Marketing Digital e E-commerce, e hoje ajudo empresários e seus negócios a aumentarem seu crescimento e gerarem mais vendas através de Estratégias Digitais na Agência Lizard.

O Facebook Ads vai ajudar a bombar as suas publicações e
levar a sua página a um novo nível de reconhecimento! Aprenda a usar.

Quando você passa a usar as ferramentas pagas das redes sociais, como o Facebook Ads, significa que está elevando o marketing da sua empresa rumo a profissionalização e isso é ótimo! De fato, o mundo digital é uma das formas mais poderosas para aumentar os lucros da sua empresa, falamos sempre isso por aqui. Não é fácil aprender a utilizar todas as opções que redes como o facebook, instagram e google nos proporcionam, muito menos usá-las de forma estratégica quando não temos conhecimento. Mas, quando começamos a ver os resultados aparecerem, tudo vale a pena!

Por isso, a ideia desse artigo é te introduzir um pouco mais nesse universo. Sempre com a intenção de te ajudar a crescer sua empresa e fazê-la ser notada virtualmente. Essa tarefa não está muito fácil de ser cumprida no facebook ultimamente. Se acaso você estiver se sentindo prejudicado por não estar alcançando um número legal de pessoas, não se preocupe, não é só sua página que está sofrendo. Inclusive, até perfis pessoais não estão rodando da mesma forma. Não é segredo para ninguém que a entrega das postagens tem sido muito prejudicada pelos novo algoritmos adotados pela rede social. Parece que o Mark não está facilitando para ninguém, não é mesmo?

Essa falha de entrega é bem proposital. Isso é para fazer com que você e várias outras pessoas que usam o facebook de forma profissional, gastem dinheiro com a ferramenta. Quanto mais você investir no facebook ads, mais suas postagens serão entregues e mais sua página aparecerá para os usuários.

Não se desespere!

Apesar de parecer injusto ter que pagar para aparecer em uma rede social gratuita, isso tem um lado positivo: a ferramenta google ads te abre infinitas possibilidades! Você pode patrocinar campanhas com diferentes objetivos para combinar com a sua estratégia atual. Quer crescer a página? Pode segmentar uma publicação patrocinada para que ela apareça para usuários que se interessam pelo seu produto. Quer divulgar uma promoção? Pode patrocinar a postagem que divulga a novidade. Você também conseguirá fazer uma análise dos seus patrocínios para saber o que deu certo e o que não. Se bem usada, os resultados são reais e significativos. Então não o invalide de cara, ok?

Como a intenção é sempre ajudar quem ainda não tem muito conhecimento, esse artigo visa dar dicas úteis para que você gere a maior quantidade de leads possíveis usando o facebook ads!

1 - Não encare o Ads como gasto

Nada é de graça, a essa altura do campeonato você já sabe disso, não é? Portanto, não adianta espernear e dizer que não vai usar, se no fim das contas será melhor para você. Agora que você já sabe que por mais que o orgânico esteja sendo bem trabalhado, seu alcance não será tão bom assim, é ideal que seja separado uma parte da sua verba para mídia paga. A performance dos seus posts será muito melhor após esse investimento. Sem contar na chance de segmentar todas as suas campanhas, como falamos acima. Trabalhar com o facebook ads é realmente bom e vai te ajudar a crescer. Então, não poupe investimentos se você puder, ok?

2- Preste bem atenção na segmentação

A grande chave de usar o facebook ads é segmentá-lo para alcançar quem realmente clicará nos seus posts. Então, não adianta nada chegar para um grande número de pessoas se elas não darão a mínima para a sua campanha, não é?

Você pode segmentar pelo core audience que usa como base dados demográficos, como: estilo de vida, localização, características de compra…

Pode usar uma audiência personalizada, onde você selecionará uma existente e que se encaixe melhor ao que você procura.

Também é possível usar a audiência similar, que basicamente imita uma lista que você já tenha das características do seu público para usar no seu anúncio.

O facebook exchange te permite integrar outras plataformas de análise de comportamento fora da rede para criar um anúncio que combine mais com essas características.

3- Entenda sobre a compra de anúncios no seu Facebook Ads

Existem alguns termos técnicos nessa parte que são muito usados e você precisa estar por dentro, como:

O CPA (Custo por Ação), é o custo médio que você paga a cada ação realizada por usuários nos seus anúncios. O legal é que quanto mais clicarem e interagirem com a sua postagem, mais barata ela fica!

O CPC (Custo por Clique), é o quanto você paga em média por cada clique em seus anúncios. O cálculo do CPC médio é feito através do custo total do anúncio / total de cliques.

O CPM (Custo por 1000 impressões), é a média que você paga por cada mil impressões do seu anúncio. Ou seja: por cada mil vezes que ele aparece para alguém.

4- Use a opção Lookalikes

Lookalikes não significa nada mais que públicos semelhantes. É uma função do facebook que te ajuda a criar públicos personalizados a partir das pessoas que curtem a sua página ou até mesmo visitam seu site. Ou seja: usuários que tem perfis semelhantes a quem te curte serão impactados pelos seus anúncios.

5- Não se prenda a apenas um formato

Por dois motivos, sendo o primeiro: testar. Primeiramente porque você nunca vai saber o que se encaixa melhor para o seu público e o que te traz mais resultados se não testar todas as opções. Segundo, é que o algoritmo do facebook é zero bobo e tende a favorecer quem varia nos formatos dos anúncios. Portanto, não se prenda a um modelo específico.

6- Dê valor a identidade visual

Ainda que o facebook seja muito usado de forma textual, ainda assim, o que mais ganha visibilidade são as imagens. Portanto, capriche no visual da sua postagem de modo que, além de bonita, passe a mensagem que você deseja!

7- Pense com carinho na sua campanha de facebook ads

Bom, você sabe o quanto está investindo nisso e que não está saindo de graça, não é? Então faça valer seu dinheiro! Antes de tudo, pense que da mesma forma que você vende, também é um consumidor. Certamente você avalia as coisas antes de comprar, certo? Seu público também. Monte uma campanha sedutora, que além de fazê-lo clicar, o faça consumir. Fale do seu produto e mostre os benefícios de consumi-lo.

Também procure estar sempre de acordo com as especificações do facebook. Existem umas regrinhas – as vezes chatinhas – que precisam ser seguidas para que seu anúncio desempenhe da melhor maneira possível, não as ignore!

8- Capriche na CTA!

Não faça joguinhos na hora de usar a CTA! Assim sendo, deixe claro que você quer que a pessoa clique no seu anúncio. Use frases que a convençam a interagir. Senso de urgência e escassez costumam dar bons resultados!

9- Use o remarketing! <3

Quem lida com marketing diariamente, certamente sabe o que é o remarketing e adora! Se você está por fora, iremos explicar: sabe quando você interage com uma campanha no facebook e ela continua aparecendo para sempre na sua página? Isso é o remarketing! Existem formas diferentes de usar essa técnica e vamos listar algumas:

– Chamar a atenção de quem já te curte! Concorda que quem curte sua página tende a comprar mais do que alguém que nunca nem entrou? Então, quanto mais você aparecer para essas pessoas, mais chances dela se interessar ainda mais pelo que está sendo vendido.

– Como falamos acima, você pode aparecer para quem já quase finalizou uma compra, abandonou lá no carrinho nos 45 minutos do 2º tempo, sabe? Isso faz com que o produto não seja esquecido pelo consumidor.

– Ao montar um anúncio, pense sempre em como seu cliente se comporta. Foque em quem já está a ponto de consumir seu produto. Sabe quem ficou ali na dúvida e acabou não fechando? Por que não enviar um desconto especial?

– Tenha prazos e cumpra com eles. Assim sendo, sua campanha deve durar pelo tempo estipulado. O Remarketing é uma ótima ferramenta, mas pode ter seu lado negativo se usada de forma errada. Imagina que chato um cliente tentar comprar uma promoção que não está mais ativa?

10- Integre ferramentas ao seu Facebook Ads

Existem ótimas ferramentas que podem ser acopladas ao seu facebook ads que ajudarão no desempenho das suas campanhas e no conhecimento do seu público alvo.

Facebok Pixel

Essa ferramenta rastreia quantas pessoas converteram após ver ou clicar no seu anúncio e ainda te gera um relatório que dá aquela força na hora de entender melhor o seu público para criar campanhas melhores. Não deixe de usar.

Gerenciador de negócios do Facebook

É uma ferramenta do próprio Facebook que te ajuda a gerenciar suas campanhas de forma mais dinâmica e fácil. Por ela, você tem todo o controle dos seus anúncios. Incluindo a criação de novas campanhas, controle de budget e de duração, entre outros.

– Social Ads Tool

Outra ferramenta ótima para o gerenciamento de anúncios. Ela foca na automação, o que ajuda profissionais do marketing, já que facilita para que foquem nas estratégias.

– AdRoll

Para os amantes do remarketing, essa ferramenta é perfeita! Ele ajuda a gerenciar o acesso de pessoas ao seu produto, ou seja, facilita na hora de identificar quem são os melhores candidatos para receberem as propagandas de produtos já visitados.

Existem muitas outras plataformas que integram com o facebooks ads para facilitar o gerenciamento de campanhas, tudo depende da sua intenção com aquele anúncio. Desse modo, o importante é que você entenda que essa opção de mídia paga oferecida pela rede social é ótima para quem deseja expandir sua marca, trazer vendas e mensurar o crescimento.

Esperamos que você tenha um bom resultado usando o seu Ads! Comente abaixo contando para a gente como está sendo sua adaptação e o que você mais teve facilidade!

Author

Pedro Brasil

Empreendedor, consultor e mentor de negócios, especialista em Marketing Digital e E-commerce, e hoje ajudo empresários e seus negócios a aumentarem seu crescimento e gerarem mais vendas através de Estratégias Digitais na Agência Lizard.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *