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Como fazer uma boa gestão de redes sociais e ter o resultado esperado

Como fazer uma boa gestão de redes sociais e ter o resultado esperado

Pedro Brasil

Pedro Brasil

Empreendedor, consultor e mentor de negócios, especialista em Marketing Digital e E-commerce, e hoje ajudo empresários e seus negócios a aumentarem seu crescimento e gerarem mais vendas através de Estratégias Digitais na Agência Lizard.

Usar as redes sociais de forma informal não é o caminho que você deve percorrer se deseja trazer vendas para sua empresa. Aprenda a fazer a gestão de redes sociais da forma certa!

Não iremos começar esse texto explicando a você a importância de criar uma presença online profissionalmente porque sabemos que isso não é novidade! Esse texto é para te ajudar a entender como funciona a gestão de redes sociais. Aqui, explicaremos formas de usá-la para gerar vendas para sua empresa. No final, isso é o mais importante, não é mesmo? Portanto, fique atento as dicas a seguir!

O que é a gestão de redes sociais?

É quando você passa a profissionalizar e a planejar o que entra como publicação nas suas redes. Analisá-la ao todo, sabendo quais são as personas que você deseja atingir e como quer atingi-las.

Atualmente, é a ferramenta mais poderosa para atrair clientes em potencial para a sua empresa. Ao criar estratégias de alcance, engajamento e persuasão, você tem a chance de criar um funil de relacionamento. Começa em uma pessoa que simplesmente visitou seu perfil, então ela se transforma em seguidor, até chegar o momento em que ele vira um consumidor.

Essa conversão não é feita de um dia para o outro, então não crie expectativas a curto prazo para não se decepcionar. É preciso que as postagens em seu facebook, instagram ou qualquer que seja a página que você usa, sejam atrativas, com conteúdos relevantes e de fácil entendimento. Por isso, se você não tem experiência nessa área e deseja que suas redes alcancem um número grande de pessoas e tragam um resultado bom, o ideal é que contrate uma empresa que cuide dessa produção e, consequentemente, da gestão das suas redes.

Crie uma estratégia para crescer

Antes de começar a sua produção, analise o público das suas redes e monte uma estratégia para atingi-los. Não é necessário estar presente em todas as redes sociais existentes no mundo online. Isso só vai te dar mais trabalho e, em alguns casos, nenhum retorno. Por isso, procure entender onde seu público alvo está e faça uma gestão das redes sociais inteligente.

Acabou de criar seu perfil? Seu objetivo é fazê-lo crescer? Então sua estratégia será criar conteúdo para divulgar a sua marca.

Já possui um perfil com número razoável de seguidores, mas não sabe como engaja-los? Então sua tática será postar um conteúdo consistente, que seja mais relevante para ele e que o encoraja a interagir com a sua marca.

Entenda qual conteúdo eles mais gostam de consumir, de que forma eles se engajam e interagem com sua marca. No facebook pode funcionar mais um link para um post do seu blog, mas, de repente no instagram, um vídeo resumindo o que está escrito performe melhor. A sua estratégia te ajudará a definir a melhor forma de prosseguir.

Produção de conteúdo para redes sociais

Esse é o segundo passo de como transformar suas redes em páginas profissionais. Antes de adquirir um produto, verificamos a confiabilidade dele, certo? No online não é diferente. Existem diversos perfis espalhados no facebook, instagram, twitter.. Saber qual deles terá a melhor qualidade e te passará mais confiança é a chave da questão para fazer uma boa gestão das redes.

Para convencer o seu público de que a sua loja é a ideal para ele, é necessário que você domine o assunto que está vendendo. A forma certa de mostrar que você entende o problema e está pronto para resolvê-lo, é produzindo um conteúdo pertinente. Dessa forma, suas postagens não serão somente para encher o feed, e sim, para trazer informações importantes.

Monte um cronograma de publicação. Defina quais são os melhores dias para subir suas postagens e acompanhe o desenvolvimento delas. Seja persistente para criar a sua autoridade dentro do assunto e poste frequentemente. Utilize todas as armas que estiverem ao seu alcance para fazer uma gestão de redes com sucesso.

Interação com o público gera uma boa reputação

Sim, o trabalho de social media (profissional que cuida das redes sociais) não é somente subir os posts, como você pode ver acima. A interação com o público e todo processo de gestão de redes sociais é de extrema importância! 

Todas as pessoas gostam de se sentirem cuidadas, de sentirem que importam. Respondê-los educadamente e rapidamente transmite confiança e sensação de atenção. O seu papel como empresa é fazer com que todos os seus clientes se sintam dessa forma.

Criar uma relação com o consumidor faz dele muito mais do que alguém que compra seu produto. O transforma em encantador, ou seja, ele passa interagir e a divulgar a marca de forma gratuita, simplesmente porque gostou de todo o processo do consumo. Consegue perceber como esse processo faz diferença? Desenvolva um canal aberto para que eles se sintam à vontade ao procurar contato.

Gerenciamento de crises: saiba como agir

Com o crescimento das redes sociais e o conhecimento da sua marca, as crises começarão a acontecer, é inevitável. Em uma boa gestão de redes sociais, é sabido que nem sempre todos os seus clientes gostarão do seu produto e/ou ficarão satisfeitos com o atendimento e aí é que está o problema. 

Geralmente as pessoas costumam reclamar online, de uma forma que outras possam ter acesso a essa queixa e você precisa estar atento para lidar com essa situação da melhor maneira e o mais rápido possível.

O importante é que você leve em consideração o que a pessoa está falando e saiba fazer o gerenciamento da crise. Não finja que nada está acontecendo e a deixe falando sozinha. Muitas vezes é possível resolver logo no início quando apenas uma pessoa está falando do que quando a notícia já se espalhou e o problema virou uma bola de neve. 

Esteja sempre atento ao que estão falando da sua marca e tente ser paciente com possíveis queixas. Pedir desculpas e dar o mínimo de suporte quando algo sai errado é a melhor solução em muitos dos casos, sem contar que evita muita dor de cabeça. Manter a cabeça tranquila sem deixar o nervosismo tomar conta é o que diferencia a boa gestão de redes sociais.

Como devo monitorar minhas redes sociais?

Esse é um ponto muitíssimo importante. Agora que você já entende as redes sociais que sua marca está presente, como seu público gosta de consumir o seu conteúdo e principalmente, como produzi-lo, precisa saber como monitorá-lo. 

De nada adianta fazer um bom trabalho se você não sabe se sua estratégia está funcionando. A forma de descobrir é estar sempre acompanhando o desempenho em cada rede. Ao definir uma estratégia, todos os posts passam a serem feitos com esse intuito. Portanto, desde o início dessas postagens, se mantenha atento ao desenvolvimento. 

Se as interações estão boas, os leads crescendo e os contatos também, significa que você está no caminho certo. Caso não esteja dando o resultado esperado, significa que é hora de reunir a equipe e pensar em uma nova estratégia para chamar atenção do seu público.

Outro ponto importante sobre o monitoramento, é que ele te permite visualizar o que está sendo falado da sua empresa ou do assunto que você aborda. Dessa forma é possível checar a sua reputação e até mesmo conseguir uns insights sobre novos temas de abordagem. Não desperdice essa oportunidade!

Quais ferramentas de gestão de redes sociais posso usar?

A medida que seu perfil começa a receber atenção e reconhecimento, o avanço para torná-la cada vez mais profissional é inevitável. O ideal é que você contrate ferramentas para ajudá-lo a fazer a gestão. Existem diversas plataformas que irão facilitar o monitoramento, a programação de postagens, o relacionamento com seus clientes e etc.

O preço varia um pouco dependendo do quanto você pretende investir. Ferramentas como Scup, Hootsuite e Mlabs são boas para fazer o monitoramento que falamos acima. Elas ajudam na hora de agendar os posts, monitorar os assuntos e programar os próximos temas que serão abordados nas suas redes. 

Mas, caso você também deseje investir no inbound marketing, criando um funil de relacionamento, a ferramenta mais completa é a RD Station. Além de te permitir fazer toda a gestão das redes que viemos conversando durante esse texto, o suporte da empresa com os seus afiliados é sensacional. Um super case de sucesso que vale a pena ser estudado!

Agora que você já sabe quais são os principais pontos para fazer uma ótima gestão das suas redes sociais, crescer e se tornar um perfil influente para seu público alvo, é o momento de colocar a mão na massa! Pegue tudo que aprendeu conosco e coloque em prática. O caminho é longo, mas, se você levar a sério, o resultado é inevitável!

Se você está começando agora, conte para a gente como está planejando dar o start na sua empresa por meio do marketing digital. Caso já esteja nesse processo, comente aqui embaixo o que você fez que deu certo. Quanto mais nos ajudamos, mais aprendemos!

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Pedro Brasil

Empreendedor, consultor e mentor de negócios, especialista em Marketing Digital e E-commerce, e hoje ajudo empresários e seus negócios a aumentarem seu crescimento e gerarem mais vendas através de Estratégias Digitais na Agência Lizard.

Comments (4)

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