3 dicas de Marketing em tempos de Coronavírus
Pedro Brasil
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Não só no Brasil, mas o mundo todo está enfrentando uma crise que impacta em muitas esferas do âmbito empresarial e pessoal. Portanto, diante deste cenário, diversas organizações diminuíram as projeções de crescimento ou, até mesmo, cancelaram investimentos por medo das incertezas do futuro. Inclusive, uma das questões mais perturbadoras para as empresas é a forma em como adaptar o marketing em tempos de Coronavírus.
Se a sua empresa rompeu ou cogitou cortar os investimentos e os serviços da área de marketing para reduzir os custos, definitivamente essa não é a melhor hora! O que ajudará a sua marca atravessar esse momento conturbado para chegar viva ao final da pandemia são as ações de marketing unidas à inteligência de mercado.
Para entender melhor de que forma adaptar o marketing em tempos de Coronavírus, separamos 3 dicas essenciais para manter a sua carteira de clientes e prospectar novas oportunidades de mercado. Confira a seguir!
Entenda a importância do Marketing para a sua empresa em tempos de crise
Talvez você esteja cansado de ouvir que crises geram oportunidades, e isso é totalmente compreensivo! Essa expressão pode ser interpretada como oportunismo, ou seja, explorar o sofrimento do público alheio com o intuito de lucrar mais.
Porém, o que precisamos entender de fato é sobre a necessidade de encontrar maneiras de solucionar problemas por meio de inovações que beneficiem a todos.
Isso significa que essa transformação não deve ser considerada apenas em momentos de crise, como essa do COVID-19. Essa alteração pode proporcionar a mudança definitiva do cenário de uma marca com um avanço notável da sua autoridade e, consequentemente, a maximização da rentabilidade.
Agora que você conseguiu entender um pouco sobre a atuação do Marketing em tempos de crise, confira 3 dicas importantes para se posicionar no mercado e se tornar referência entre os demais.
1. Relacionamento é a palavra de ordem
Estamos passando por uma fase em que a conexão vai muito além da internet. Portanto, devemos levar em consideração que ter a capacidade de estudar o comportamento do consumidor atual, entender as suas necessidades, entregar soluções plausíveis para o seu momento e manter um relacionamento sólido e duradouro, são características básicas tanto para um trabalho a distância quanto presencial em um escritório.
Dessa forma, os profissionais de Marketing usam de sua expertise para fazer a manutenção da sua carteira de clientes e prospectar novas oportunidades com as técnicas do funil de vendas Y.
Para que todo o processo de atração, nutrição e conversão dos novos clientes seja eficiente, é muito importante que os times de marketing e vendas estejam alinhados com os procedimentos e com os propósitos da marca.
2. Mantenha os canais de comunicação atualizados
Neste momento tão delicado que estamos vivendo é muito importante que as marcas se posicionem com clareza e transparência para o seu público.
Essa é uma forma de mostrar para os seus clientes que a situação presente não será eterna e o quanto a sua empresa está preparada para atendê-los.
Portanto, mantenha os seus canais de comunicação sempre atualizados! Produza conteúdos relevantes e que entreguem valor para o seu público, seja por meio de blog post, redes sociais, vídeos, e-mails e outros métodos de compartilhamento.
Para isso, prepare a sua equipe para atender de forma personalizada e garanta a melhor experiência para os seus clientes.
3 – Faça a mensuração dos resultados das suas campanhas
Dados da Comscore indicam que, após o isolamento social no Brasil, o tempo de consumo das redes sociais aumentou em 19%. Isso significa que mais do que nunca é o momento ideal para diagnosticar quais conteúdos atraem mais o seu público e rastrear os seus comportamentos para tornar as suas campanhas eficientes e saber exatamente como adaptar as ações de marketing em tempos de Coronavírus.
Como dito anteriormente, continue com as suas estratégias de marketing de conteúdo, afinal, o mundo não parou e a sua empresa não pode parar. As pessoas continuam exercendo as suas funções e executando as suas tarefas e os problemas cotidianos ainda existem.
Para isso, procure profissionais capacitados, ou uma agência especializada como a Lizard, para encarar o mercado atual com boas estratégias e que possam ajudar a alcançar as suas metas.
Se você gostou desse artigo e achou que fez sentido adaptar o marketing em tempos de Coronavírus para alavancar os seus negócios, então aproveite para conferir a matéria completa sobre as melhores técnicas de Inbound Marketing para maximizar o crescimento da sua empresa!
Marketing Digital FAQ
O que é Marketing Digital?
Marketing Digital é o conjunto de táticas digitais que negócios (ou pessoas) utilizam para atingir seus objetivos de marketing. Essas táticas são implementadas por meio de canais como SEO, mídia paga, e-mail e seus principais objetivos são: adquirir clientes, desenvolver uma marca e se conectar com o público-alvo.
Qual a definição de marketing digital?
A definição de Marketing Digital é: um meio de se comunicar com possíveis clientes de forma online e dinâmica, seguindo as tendências tecnológicas.
Como fazer marketing digital?
Para fazer marketing digital, você precisa seguir estes passos: pesquisa, planejamento, produção, publicação, promoção, propagação, personalização e precisão.
Quais os tipos de marketing digital?
Existem vários tipos de Marketing Digital, como: Inbound Marketing, Outbound Marketing, SEO, anúncios pagos, marketing de conteúdo, email marketing, CRO, entre outras estratégias.